jrmariano

jrmariano

27p

18 comments posted · 0 followers · following 0

10 years ago @ Rolando 20 - O futuro do D&D · 0 replies · +1 points

Velhos acho que estamos a ficar todos, eh eh.

Bem, depende de como abordas a ideia de "variedade": se pende mais para a ideia da "variedade como quantidade de RPGs publicados hoje em dia" ou para "variedade como mostra das exploração de diversas filosofias experimentais de design de jogo" ou até para outra qualquer possível que eu não me lembre. ;)

10 years ago @ Rolando 20 - O futuro do D&D · 0 replies · +1 points

Hmm... Talvez seja por isso que eu tenha dificuldade em reconhecer a necessidade de um mercado concentrado num só jogo de RPG: há muito tempo que compro o material de RPG sem recorrer a lojas físicas e o apoio da Wizards (através da Devir, evidentemente) aos seus produtos de RPG aqui por Portugal é quase nula e em nada tem contribuído para a divulgação do hobby.

E aí no Brasil, o cenário é muito diferente?

10 years ago @ Rolando 20 - O futuro do D&D · 3 replies · +1 points

Não sei, David, não tenho dado muito contas dessas empresas monopolistas do RPG usarem o seu dinheiro de sobra em desenvolvimento de produtos com ideias realmente novas nem os esforços de marketing dos seus jogos expandir o mercado para uma grande quantidade de novos jogadores.

Mas também eu acho que prefiro mais variedade de RPGs e pequenas empresas que apoiam de maneiras mais célere as comunidades à volta deles (um desses exemplos é a Paizo, eh eh) por isso a minha opinião vale o que vale.

10 years ago @ Rolando 20 - O futuro do D&D · 8 replies · +1 points

Anand, porque achas que um D&D "enfranquecido" fragmenta o mercado e aliena ainda mais os novos jogadores? É pior causa da "brand" ter tido sucesso fora dos RPGs de mesa? :)

11 years ago @ RPG Vale - Será que a Devi... · 0 replies · +1 points

Não sei. Quantos são os elementos pertencentes à secção de RPGs da editora? Ou até da editora em geral? Será que algum responsável só por marketing e divulgação? E terá como tarefa manter comunicação com a comunidade?

11 years ago @ RPG Vale - Será que a Devi... · 2 replies · +1 points

Parece-me falta de meios, mesmo.

12 years ago @ RPG Vale - Decisivo e Crít... · 0 replies · +1 points

E o World of Darkness ainda está bem longe mas com a ideia de trazer jogabilidade mais casual quase ao estilo LARP do Vampire: the Masquerade. ;)

12 years ago @ RPG Vale - DECISIVO E CRÍT... · 0 replies · +2 points

Por acaso não falei de mistura de sistemas de jogos diferentes. Não sei bem onde foste buscar essa ideia.

A própria Wizards não consegue competir no mercado casual pois o jogo do Facebook faz parte de negócios de licenciamento que escapam ao controle restrito da empresa. Caso para ver que tal como o MMORPG estes são desenvolvidos por outras empresas.

Portanto, apoias de certo modo a ideia do "transmedia", onde uma propriedade intelectual se divide por vários tipos de conteúdos como romances, jogos e/ou filmes e séries. Apenas indicas que o RPG de mesa no Brasil devia estar a investir bastante num produto que tenha relação direta com um MMORPG tal como o Taikodom faz (e para o qual não consigo encontrar a ligação para o tal RPG que referes no post inicial), é isso?

Mas será que as potenciais empresas brasileiras têm orçamento e inclinação para investir por igual em conteúdos casuais e hardcore tal como supostamente a White Wolf /CCP vai fazer com a sua reinvestida no World of Darkness?

12 years ago @ RPG Vale - DECISIVO E CRÍT... · 1 reply · +2 points

Concordo que as tecnologias que se usam para jogar RPG de mesa irão mudar. Existem já até projetos de introduzir jogos de RPGs no formato de documentos dinâmicos, como se fossem Apps de tablet, que permitem criar personagens e articular as regras desse jogo retirando o trabalho extra aos seus utilizadores.

Contudo se a experiência de jogo mudar o suficiente para se tornar num videojogo, perdendo assim a criação criativa consensual de histórias e universos fictícios através de actos sem grandes restrições por partes dos jogadores, já não será bem um RPG, não é? :)

12 years ago @ RPG Vale - DECISIVO E CRÍT... · 0 replies · +2 points

As necessidades de "roleplay" pretendidas pelo público casual já estão a ser correspondidas através dos jogos das redes sociais e os MMORPGs, certo? Com seus sistemas de crescimento de personagem e alguma imersão num universo fictício e tudo o mais? E provavelmente já foram implementadas devido a esses mesmos estudos que sugeriste.

Qual é a alternativa ao que já se faz hoje?