Barba

Barba

41p

44 comments posted · 1 followers · following 0

11 years ago @ O Eco Amazonia - Cinco anos insustent&a... · 0 replies · +1 points

O "Peru sustentável" e seus vazamentos de petróleo na Amazônia...
http://www.oecoamazonia.com/br/reportagens/peru/3...

12 years ago @ Não Zero | Inte... - Sobre o fato de execut... · 0 replies · +1 points

Vixe, mudei de casa há alguns dias e perdi o acesso à internet. Vou dar uma olhada agora, abraços!

12 years ago @ Viomundo - O que voc&e... - Deputado Zé Maia atri... · 0 replies · +8 points

E qual foi a substância que ele ingeriu antes ir trabalhar mesmo?

12 years ago @ Não Zero | Inte... - Sobre o fato de execut... · 2 replies · +1 points

"Antropologia e’ tipo uma psicologia para grupos - antropologos, nao me apedrejem! -, mostra como somos iguais na diferenca e diferentes na semelhanca - nao vou poder elaborar mais sobre isso agora, mas e’ verdade."

Acho que essa de mostrar esse tipo de coisa é uma das consequências do fazer antropológico, não seu pressuposto como ciência. O primeiro motivo que você enumerou ilustra melhor. Acho que o melhor define o que é antropologia é a expressão cunhada pelo Lévi-Strauss: antropologia é a ciência do observado. O que está em jogo é apreender aquele que se observa em seus próprios termos, claro, sempre traçando analogias, comparações. E no final é porque o antropólogo quer conhecer a diferença que é possível que ele afirme que "somos iguais na diferenca e diferentes na semelhanca". "Raça e História" talvez seja o melhor texto feito nesse sentido, um grande tratado contra o racismo.

Já sobre a austeridade dos textos eu não sei muito bem o que dizer. Alguns autores têm textos difíceis porque tentar apreender complexidades que parecem estar fora das nossas noções cartesianas de pensamento. Outros só escrevem mal mesmo, rs. Mas eu só comecei a gostar de antropologia porque passei a ler mais etnografias. É que ficamos lendo livros que contém teorias elaboradas posteriormente a ótimos trabalhos de campo, mas quase nunca lemos as etnografias que os originaram. Aí complica!

Acho que a questão que você levanta no post não é exatamente algo que é sintomático da antropologia. Temos problemas similares com outras áreas da academia, cujo trabalho é super mal compreendido e divulgado. De toda forma, a antropologia precisa de divulgação e escrita para um público maior sim. Os antropólogos precisam escrever mais na imprensa, divulgar seu trabalho para um público não especialista, trabalhar para dissipar um senso comum perverso - por má fé ou desinformação - sobre alguns conceitos e políticas balizadas pelo fazer antropologia.

Quem sabe assim a gente chega a algum lugar!

Gostei bastante do blog.

12 years ago @ Viomundo - O que voc&e... - Aldo Rebelo acusa ONGs... · 0 replies · +4 points

Cara de pau não tem limites!

12 years ago @ Viomundo - O que voc&e... - O Brasil está inventa... · 0 replies · +6 points

A nova onda é culpar os "ambientalistas". Esse proselitismo não ajuda em nada. Ninguém é contra uma reforma no Código Florestal, mas o texto apresentado por Aldo Rebelo não é ideal e não beneficia os pequenos da maneira como deveria. Porque o deputado se recusa a especificar no código regras diferentes para o pequeno e o grande produtor? Porque os lobbistas dele querem anistia para grandes desmatadores, os pequenos não são prioridade, estão ali só para sensibilizar os desinformados.

12 years ago @ PavaBlog - Rafinha Bastos posa de... · 0 replies · +1 points

zzzzzzzzzz........

13 years ago @ Área Cinza - De volta da RPGCON 2010 · 0 replies · +1 points

Djênio!

13 years ago @ Área Cinza - De volta da RPGCON 2010 · 2 replies · +3 points

Sugiro que esse tópico no fórum da Spell seja decretado um suplemento de "Tópicos&Trolls" !

13 years ago @ Área Cinza - Chegando a RPGCON e o ... · 0 replies · +4 points

Avante Mamute!