gustavo_guima

gustavo_guima

19p

20 comments posted · 0 followers · following 0

13 years ago @ Ambrosia.com.br - Violência e sexo nas ... · 0 replies · +1 points

Obrigado por ler a matéria e dar sua opinião. O pedido está anotado.
Abraços

13 years ago @ Ambrosia.com.br - Violência e sexo nas ... · 2 replies · +1 points

Podemos analisar uma obra de diversas formas. No caso do Ranxerox analisei sua qualidade, afirmando que a arte era inigualável e incomum, enquanto os roteiros eram fracos. Sobre um possível "ineditismo", falei que a obra parecia original na época em que foi lançado, mas coisas muito mais originais estavam sendo feitas pelo pessoal da revista RAW. Robôs assassinos já existiam nas HQs dos anos 50 da EC Comics, talvez tenham surgido antes nas revistas pulp de ficção científica, e foram inspirados em mitos muito antigos, como o Golen. A influência posterior de Ranxerox é pequena se comparada com a de artistas como Robert Crumb, Art Spiegelman, Harvey Kurtzman e muitos outros. Qualquer um que leia com atenção minha resenha verá que abordei a obra de modo imparcial, mas crítico. O leitor pode ser parcial e tentar defender seus personagens preferidos, mas o resenhista precisa ser crítico, como fui.

13 years ago @ Ambrosia.com.br - Violência e sexo nas ... · 0 replies · +1 points

Acredito que não fui parcial. Elogiei a arte, a qualidade da publicação e o texto de introdução. Por outro lado não tive a pretenção de fazer uma crítica definitiva sobre a obra. Outros críticos e leitores tem todo o direito de discordar das minhas opiniões.

13 years ago @ Ambrosia.com.br - Violência e sexo nas ... · 0 replies · +1 points

Também não disse que os autores italianos não eram inteligentes, apenas afirmei que os roteiros de Ranxerox eram ruins, sempre foram mas é mais fácil perceber agora. Concordo que os roteiros de Tamburini tinham uma influência punk, mas punk é um termo vago. Havia bandas punk mais politizadas, como o Clash, outras nem um pouco. A fúria de Ranxerox parece sem foco: num momento soca uma criança de colo, em outro se revolta por ter de dançar como Fred Astaire. Qto ao roteiro, reafirmo que é datado: nos anos 80 muitos quadrinhos alternativos abusavam da violência, porque parecia marginal e contrastava com os quadrinhos mais comerciais. E é vazio: uma piada de poucas páginas sobre Fred Astaire não faz do livro uma obra de crítica cultural, do mesmo modo que arrebentar pessoas não é necessariamente crítica social.
Fico feliz que vc tenha expressado sua opinião, mas se reler esta ou qualquer outra resenha de minha autoria verá que sempre procuro ser objetivo, e nunca disse que gosto ou deixo de gostar das obras que comento. Já os leitores tem todo o direito de gostar de algo simplesmente por gostar, mesmo que seja uma obra avacalhada pelo crítico.

13 years ago @ Ambrosia.com.br - Violência e sexo nas ... · 0 replies · +1 points

Os discos dos stooges continuam soando originais e instigantes. Um bom filme não deixa de ser bom apenas porque os anos se passaram. Não disse que Ranxerox era bom e deixou de ser. Afirmei que PARECIA bom comparado com as HQs a que nós, leitores brasileiros, tínhamos acesso naquela época, mas hoje, ao contrário dos discos dos stooges e de vários filmes antigos, já não parece tão bom, porque agora podemos compará-lo com uma variedade maior de HQs. Assim como um bom crítico demonstraria que peckimpah continua sendo melhor que robert rodrigues, ou mesmo que os antigos discos dos stooges são melhores que os trabalhos recentes do Iggy Pop, para que se compreenda e critique quadrinhos pode-se e deve-se comparar obras de diferentes épocas e estilos. È impossível criticar certas obras de Chris Ware sem citar as páginas dominicais de Gasoline Alley dos anos 30; falar de algumas HQs recentes de Charles Burns sem ressaltar a influência das HQs dos anos 50 da editora EC, ou mesmo comentar os quadrinhos de Andrei Tomine sem dizer que tentam em vão assemelharem-se à literatura de R. Carver.

13 years ago @ Ambrosia.com.br - O Homem do Castelo Alt... · 0 replies · +1 points

Parece bem interessante. Esse eu quero ler.

13 years ago @ Ambrosia.com.br - Curtos: Voltage · 0 replies · +1 points

Legal a matéria! Incluir o making of foi 1 boa idéia.

13 years ago @ Ambrosia.com.br - A nova Liga Extraordin... · 0 replies · +5 points

É bom ver que Alan Moore continua arrasando! Da vontade de sair correndo e comprar a HQ. O duro é saber que daqui a algum tempo a editora provavelmente vai lançar a edição de luxo, depois o encadernado com material extra, depois a edição definitiva, etc...

13 years ago @ Ambrosia.com.br - O que aconteceu com o ... · 0 replies · +1 points

Atenção, este comentário contém spoilers: no conto "Todo o Tempo do Mundo", escrito por Arthur C. Clarke em 52, seres do futuro voltam pra salvar nossos maiores tesouros, pois 1 bomba irá destruir a humanidade. Contatam 1 experiente ladrão e lhe dão 1 bracelete capaz de parar o tempo. Após roubar os tesouros e entregá-los aos visitantes do futuro, o ladrão acaba ficando com o bracelete, achando que assim se tornaria super poderoso, mas logo descobre que a bomba explodirá em poucos minutos. Então, ironicamente, possui 2 opções: desligar o bracelete e viver esta fração de tempo restante como as outras pessoas, ou manter o tempo parado e viver toda sua vida sem ter contato com ninguem, pois todos os outros seres vivos estão congelados, como o tempo. O conto inspirou 1 episódio do "Além da Imaginação", e talvez tenha inspirado a hq também.

13 years ago @ Ambrosia.com.br - Ghost World, HQ cláss... · 0 replies · +1 points

Não sabia dessa versão em português.
Menos ruim que pelo menos algumas cópias tenham sido vendidas aqui. É uma obra fundamental e continua atual.
Abraços