Thiago Paiva

Thiago Paiva

30p

20 comments posted · 0 followers · following 0

11 years ago @ startupi - Imprimindo o mundo · 0 replies · +1 points

Você tem ou sabe de alguém que tenha? Parece ser bem legal, mas queria ouvir de alguem que comprou o que achou e como utiliza! =)

11 years ago @ startupi - Tarefa de casa: ExercĂ... · 0 replies · +1 points

Pareceu-me bem interessante essa palestra.

Alguém teria a apresentação e/ou o filmou ela inteira?

Obrigado!

11 years ago @ startupi - Rascunho automático · 0 replies · +4 points

Interessante a análise, também acho que o Rio se assemelha mais à São Francisco mesmo. O clima e a praia acho que tem um papel importante nisso, pois as pessoas são mais criativas, tem uma cultura muito mais enraizada do que São Paulo, além disso, o ecossistema de startups em São Paulo fica disperso. Outro ponto interessante é a quantidade de gringos que estão vindo e trazem uma mentalidade diferente.

Porém São Paulo tem grande parte dos fundos de venture capital e continua sendo extremamente importante. Bom, acho que são cidades diferentes com especialidade diferentes, mas as duas cidades tem ecossistemas que estão evoluindo bastante.

Mas sinceramente... Não importa qual seja São Francisco, qual seja Redwood, ou Nova Iorque! O nosso "Vale do Silício", não será igual ao Vale do Silício. O que importa é que tenhamos cases de sucesso de startups, seja no Rio, São Paulo ou Manaus e que isso coloque o Brasil no mapa mundial das startups! =)

11 years ago @ startupi - Rascunho automático · 0 replies · +1 points

Ehehe, até pode ser legal, mas não acho que combina com a tecnologia! Eu olhei o logo e me lembro de jogo, coisa antiga, tudo menos algo parecido com o que eles fazem! =)

11 years ago @ startupi - Rascunho automático · 2 replies · +2 points

Interessante essa tecnologia, precisa ver se funciona mesmo no dia a dia e se a integração é boa mesmo.
De qualquer forma, a ideia é bem legal e o video ficou muito bom.
Porém o logo é horrível, parece logo de jogo antigo!

11 years ago @ startupi - Entrevista: como o gov... · 0 replies · +1 points

Pessoal, eu resolvi fazer um post para discutir os pontos levantados, dêem uma olhada e deixem seus comentários:
http://startupbizmodel.com/2013/03/07/programa-st...

Abs

11 years ago @ startupi - Poup: ganhe dinheiro d... · 0 replies · +1 points

Só para complementar que o canvas saiu no post do blog Startup Biz Model (www.startupbizmodel.com) que fala sobre modelos de negócios de startups. Aqui vai o post sobre Poup com algumas mais informações:
http://startupbizmodel.com/2012/12/13/modelo-de-n...

Abraços =)

11 years ago @ startupi - "Quem está realmente ... · 0 replies · +1 points

Tem um post muito interessante que o Andy Rachleff, fundador da Benchmark Capital e professor de MBA de Stanford, fala sobre investidores anjos e por que eles não fazem dinheiro. Vale a pena dar uma lida:
http://techcrunch.com/2012/09/30/why-angel-invest...

Abraços

11 years ago @ startupi - Ministro Raupp confirm... · 1 reply · +1 points

Subvenção é o tipo de investimento que o governo usa para estimular certas áreas ou indústrias que estão alinhados com o interesse dele e que não são reembolsáveis, ou seja, não é um empréstimo e sim um investimento a fundo perdido.

12 years ago @ startupi - Crowdsourcing, co-cria... · 1 reply · +2 points

Eu acredito que exista sim uma sinergia entre os dois temas. As pessoas podem utilizar o crowdsourcing para fazer validação de conceitos e ideias de forma semelhante ao que o customer development faz para as startups.

Se você pegar o caso do Kickstarter ou de outros crowdfundings, eles funcionam não apenas como uma forma de se levantar dinheiro para a execução do projeto proposto, como uma forma de validar com o mercado o conceito do projeto antes de se investir mais tempo e dinheiro nele.

Outros modelos usam o crowdsourcing para definir quais são as melhores ideias para serem desenvolvidas, como o caso já citado do Quirky (http://www.quirky.com/), outro exemplo é o de uma startup de uns amigos brasileiros que estão no Vale do Silício, a StoryBoom (http://thestoryboom.com/). Ela usa o crowdsourcing para a geração de ideias para quadrinhos e para validar as melhores ideias antes de se gastar dinheiro e trabalho fazendo um quadrinho mesmo, dessa forma o quadrinho já terá fãs (clientes) quando ele for lançado.

Resumindo, acredito que o crowdsourcing pode ser sim utilizado como uma forma de customer development, porém não servirá para todos os tipos de modelos de negócios e nem substituirá o customer development , apenas complementará ele.