Alexandre Fnord

Alexandre Fnord

15p

9 comments posted · 0 followers · following 0

580 weeks ago @ .20 - Mini-cenário: Altapon... · 3 replies · +1 points

Importante avisar [de novo]... Esse não é o Leonel Caldela [Tormenta]. É outro escritor de talento, mas não é aquele. rere

581 weeks ago @ .20 - PROMOÇÃO - UMA AVENT... · 0 replies · +1 points

Olá Paulo. Ainda estou vendo o que posso fazer pela premiação.

Sobre as suas perguntas:
1 - Você cria a aventura com o nível que achar melhor.
2 - Você não precisa fazer os personagens, mas quando ela for avaliada e tiver os personagens prontos, isso contaria muito.

581 weeks ago @ .20 - PROMOÇÃO - UMA AVENT... · 0 replies · +2 points

Olá Desmorto. Sou um dos organizadores da promoção. Vejamos se mais alguém compartilha de sua idéia. Se sim, a gente pode ver algo diferente.

No mais, a gente utilizou o próprio livro de regras pois a intenção é justamente divulgá-lo. Mas sua idéia é um assunto a se pensar.
Obrigado pelo feedback

587 weeks ago @ Ambrosia.com.br - Uma Análise da Trajet... · 0 replies · +1 points

Sim sim, espero não estar parecendo um fanboy. Minha última preocupação é trollar aqui ou em qualquer lugar...

Ai entra o gosto pessoal. Eu prefiro usar cenários bons, com um sistema de minha preferência. Você prefere um sistema que abone um cenário... ó questão de gosto mesmo.

587 weeks ago @ Ambrosia.com.br - Uma Análise da Trajet... · 2 replies · +1 points

Concordo com o que o Psycho Mantis falou, sobre card games. A maioria das editoras americanas trabalham com as duas opções de jogos e invariavelmente, os TCGs sempre rendem mais. No caso da SJG, o Munchkin rendeu bem mais que o esperado [já que ele era só um jogo de sátira] e a SJG, capitalista como toda empresa americana, passou a focar mais nele, assim como as outras editoras o fazem.

Quanto ao Gurps Lite, eu lhe mostro dezenas de links para você baixá-lo gratuita e legalmente. A pessoa lê e, se gostar, comprar a versão completa. Coisa que as outras linhas da Devir infelizmente não têm. Eu tenho ele impresso na revista finada Dragão Brasil, sem ter gasto um centavo com ele. Ou seja, vi, gostei e vou comprar o livro completo. Entende agora?

587 weeks ago @ Ambrosia.com.br - Uma Análise da Trajet... · 0 replies · +1 points

Amigo Sem Nome, GURPS Lite é um livreto de 32 páginas, com um resumo de tudo que é obrigatório para se jogar GURPS. Aprendido o que tem nele, o que tem nos livros básicos são detalhes adicionais.
Por isso acredito que ele seja, atualmente, a melhor opção de porta de entrada para novos jogadores, que tem suporte, caso o jogador se interesse em se aprofundar mais no assunto.
O D&D por ter muito de estratégia de combate em seu sistema, tem uma similaridade com os card games, mas o problema que vejo [por mais que isso seja uma vantagem] é que não existe versão resumida.
Claro, para um bom mestre que conheça um sistema com regras consistentes, nenhum dos sistemas que citamos é falho. Mas pensando como um grupo escolar, que acaba de ouvir falar de RPG, se depara com o menor livro de D&D, o menor de WoD e o menor de GURPS, com certeza, GURPS Lite chama mais a atenção desses jogadores.

@Felipe, gostaria de ouvir uma opinião dos amigos comentaristas sobre o por que o GURPS não ter funcionado como deveria 'lá fora'. Confesso que isso me intriga.

587 weeks ago @ Ambrosia.com.br - Uma Análise da Trajet... · 0 replies · +1 points

Sim Felipe. Interior P&B para GURPS 4. Capa e preço não tenho certeza, mas o interior é isso mesmo.

Quanto à sua estadia no Brasil, concordo plenamente com o Shingo.
Acho que o GURPS e sua versão Lite [anotem ai, vai ser distribuida em eventos (em algum tempo veremos se estou certo)] podem ser uma verdadeira entrada de público ao RPG.
A versão Lite é muito fácil e enxuta, fazendo com que os novos jogadores tenham opções realmente baratas para entrar no mercado consumidor.
Depois de os jogadores acostumados, passar a consumidores de livros de ponta, é um pulo.

587 weeks ago @ .20 - Esboços, planos e pro... · 0 replies · 0 points

Grande Jagunço conterrâneo...

Gostei do texto e das sábias palavras. Assim como a MC, acho que você tá muito bem informado [seu canalha, me passa as fontes depois]...

Acho que os blogs hoje estão ajudando o 'mercado' com a criação de material bacana e gratuito, porém vai chegar uma hora, em que a grande maioria desses escritores de teclado e internet, vão passar a visualizar o nicho de outra maneira e isso pode ser tornar um ponto positivo para quem arriscar primeiro na impressão por demanda.
Não tenho idéia de como foi/é a venda d'O Calice de Avandra, na D3Store, mas é um material de ótima qualidade, a um preço baixíssimo. O problema é ser virtual.
Mas pensando bem no assunto, seria interessante saber quantos dos que compraram, imprimiram a aventura. Sim, eles seriam possíveis compradores da versão impressa e acho que são essas abordagens que vão funcionar em um futuro não muito distante.
Bons blogueiros e escritores para isso nós temos, falta alguém que tenha conhecimento para definir se vale mesmo a pena entrar numa barca dessa...

Parabéns pelo artigo.

592 weeks ago @ .20 - Resenha: Agentes da Li... · 1 reply · +1 points

“tá’í um sistema que pode ficar detalhista… se você quiser”

Exatamente o que me faz gostar de GURPS. Tô começando a gostar desse M&M, sem nunca ter lido uma página sequer dele.