mauriciopiccini

mauriciopiccini

26p

18 comments posted · 0 followers · following 0

413 weeks ago @ Gizmodo Brasil - A vitória da humanidade · 0 replies · +1 points

Computadores aprendem coisas "difíceis" antes das "fáceis", porque as difíceis têm contexto muito específico. Qualquer computador reconhece um rosto entre 10 fotos. Até meu celular pode fazer isso. O problema é reconhecer um rosto entre 7 bilhões. Ou pior, 7 bilhões multiplicado pela quantidade de movimentos que os músculos dos rostos podem fazer.

O mesmo ocorre com casos médicos (computadores reconhecem uma doença entre 30 de uma dada especialidade, mas não podem fazer triagem na emergência) e tradução (aliás, traduções toscas ainda hoje, pois traduzem sequências de palavras, mas não sabem do que se está falando).

O que importa no computador da IBM que ganhou o Jeopardy foi sua capacidade de identificar contexto, mesmo que de forma muito simples. Mas isso não havia sido programado até agora.

416 weeks ago @ Trendy House Pepsi - Um cavalo, uma planta ... · 0 replies · +1 points

Postar o vídeo de uma égua no cio é sinal de decadência completa. Daqui a pouco isso aqui vira o Sedentário... Uma pena.

417 weeks ago @ Gizmodo Brasil - Cientistas descobrem c... · 0 replies · +1 points

Desculpa, eu quis ser educado. A frase "Os cachorros usam suas línguas como conchas, pegando a água do pote para a boca e frequentemente ficando com o queixo e os pelos laterais completamente encharcados" está ERRADA, pois, de acordo com minha interpretação textual, ela quer dizer que cachorros usam um método DIFERENTE do método dos gatos. Como mostra o vídeo que indiquei, isso não é verdade.

418 weeks ago @ Claus Haas - A velocidade das mudan... · 1 reply · +2 points

Poxa, Claus. Eu estava preparando um post complementar ao do vídeo com as crianças exatamente com esse título... Vou tentar ser mais criativo ;)
Mas é isso, mesmo. Acabei de passar das 3 décadas, faço 31 nesta semana. Como eu comecei a conhecer computadores com 6 anos de idade, já sou "tecnologicamente idoso" e acho hilário quando vejo as pessoas "descobrindo" o que o computador pode fazer. Especialmente o encantamento quanto à velocidade com que as coisas mudam.
Pra mim é tudo questão de perspectiva. Pra alguma pessoas, o mundo muda de 15 em 15 segundos a cada atualização da timeline no twitter. Pra outros, gira a cada década, com novos planos de distribuição de renda entre países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento. Outros ainda esperam 50 anos para uma nova escola literária ser formada. E há quem espere séculos para mudança dos focos de poder entre homens e mulheres, brancos e negros, católicos e muçulmanos...

427 weeks ago @ Gizmodo Brasil - Cientistas descobrem c... · 2 replies · +1 points

A matéria que está imprecisa. É igual ao cachorro, sim, só mais "delicado".
[youtube awadG27hh2M http://www.youtube.com/watch?v=awadG27hh2M youtube]

427 weeks ago @ Gizmodo Brasil - Cientistas descobrem c... · 1 reply · +2 points

A matéria é que está imprecisa. Os cães usam a mesma técnica, só são um pouco mais descoordenados.
[youtube awadG27hh2M http://www.youtube.com/watch?v=awadG27hh2M youtube]

429 weeks ago @ Gizmodo Brasil - Este pode ter sido o p... · 1 reply · +1 points

O cara não ficou parado "sem querer" para a foto, porque a foto (no caso, daguerreótipo) levava 20 minutos para "queimar" a imagem. Engraxar os sapatos leva 5, e o cliente não esperaria mais que isso de pé.

A história que eu conheço conta que Daguerre pediu a dois amigos para ficarem parados na esquina fazendo a pose para a foto. Um de pé e o outro sentado fazendo de conta que engraxava os sapatos do primeiro, mas ambos parados por 20 ou 30 minutos. Daguerre teria feito sinal da janela de onde a "foto" foi tirada.

435 weeks ago @ GameReporter.org | Blo... - Do Leitor: Uma anális... · 0 replies · +1 points

Há uns dias, alguém me disse ter tido a "brilhante" ideia de usar jogos no processo de seleção da empresa. Mandei ele assistir The Last Starfighter (O último guerreiro das estrelas, de 1984), um filme em que o herói era recrutado como artilheiro de uma frota espacial depois de demonstrar suas capacidades especiais jogando um videogame de "última geração" (para 1984, claro).

Estamos circulando as mesmas ideias há décadas, mas ninguém faz nada a respeito.
Talvez a massa leiga ainda ache tudo muito "ficção científica".

435 weeks ago @ Gizmodo Brasil - Por que não precisamo... · 0 replies · +1 points

Acho o XKCD sensacional, mesmo sendo doutorando em Letras. Mas já que ninguém comentou, cuidado com a hifenização em Inglês em textos em Português. Ou desliguem o "automático", ou troquem de tradutor ;)

(Eu sei... Deve ser por isso que ninguém gosta de acadêmicos ciências humanas :P)

435 weeks ago @ GameReporter.org | Blo... - Coréia do Sul está b... · 0 replies · +1 points

Notem que é a Coréia do Sul e não a sua gêmea diabólica, a Coréia do Norte.
Ótimo exemplo de como uma simples taxa pode destruir um segmento da indústria.
Alguém exporta a ideia de "jogojusto" urgente ;)