Alexei Barros

Alexei Barros

20p

10 comments posted · 1 followers · following 0

11 years ago @ Passagem Secreta - AnĂ¡lise: O som remast... · 0 replies · +2 points

Sensacional! Bem esclarecedor e didático. Por mais vezes que tenha ouvido a trilha, eu não ia reparar em todos esses detalhes como não tenho as músicas totalmente impressas na memória como você. Quando escutei pela primeira vez, só senti o "som mais estéreo", não essas minúcias na instrumentação.

Uma dúvida: quem é o compositor do tema do menu? Tem bem cara de música desses jogos indie de hoje em dia...

13 years ago @ Passagem Secreta - Fanfarronice: Takenobu... · 0 replies · +1 points

Melhor vídeo do século.

13 years ago @ Passagem Secreta - Aqui e Agora: Frames p... · 0 replies · +1 points

Seria inviável de imaginar aquela selva fantástica a 60 quadros por segundo no PlayStation 2, mesmo a equipe do Hideo Kojima seja perita em puxar os limites do console.

Sobre o GoldenEye 007, nem sabia que isso fosse possível!

Para compensar a demora vergonhosa da resposta (me esqueci completamente), lembrei que o God of War também rodava a 60 frames por segundo... bom, na maior parte do tempo. Tem um vídeo comparativo bem interessante do GoW rodando no PS2 e no PS3: http://www.eurogamer.net/articles/god-of-war-coll...

13 years ago @ Passagem Secreta - 5 exemplos de Game Mus... · 2 replies · +2 points

Falando em sugestões, lembrei uma que não comentei com você de um compositor bigodudo altamente famoso... depois te mando.

Cosmonal, o seu comentário foi bastante esclarecedor, porque como compositor/arranjador você pôde desconstruir as músicas e explicar, em sua estrutura, o porquê de as faixas serem tão ruins. Valeu mesmo pela explicação!

Sobre Phantasy Star, os jogos eu jamais joguei de fato, o que não tem muita justificativa, já que poderia fazer isso em uma coletânea de PSP, mas, apesar disso, eu conheço algumas músicas da série por indicação sua (por ocasião dos arranjos que você fez) e do Gagá. Só que quando o Rafael me passou essa do PSIII eu não tinha ouvido mesmo.

Em relação às orquestras, já fugindo um pouco do tema do post, há um tempo esbarrei nesse vídeo. Porém, em vez de a orquestra tocar um arranjo do jogo, foi uma composição original... eu acho. E eu não sei o que isso tem a ver com Phantasy Star. Alguma homenagem, talvez? http://www.youtube.com/watch?v=4rN-VUdLN6Y

13 years ago @ Passagem Secreta - 5 exemplos de Game Mus... · 0 replies · +3 points

Muito bom! Trazer à tona essas pérolas da game music da velha guarda preencheu a lacuna deixada pela abandonada série “Músicas excepcionais para jogos horrendos”.

Várias coisas a serem comentadas, incrivelmente de todas as selecionadas.

5 – Bisonhamente nunca tinha me dado ao trabalho de ouvir a original da “Air Battle” do G-Loc, apesar de também gostar do arranjo da S.S.T. Band. É decepcionante de fato, comparando com as obras-primas do After Burner, só não achei tão intragável assim. Mas que não combina, não combina mesmo com tiroteios aéreos.

4 – Boa descoberta. Não sei se concorda: embora a música seja chatinha, não dá para dizer que a composição tem muito cara de Zuntata? Não consigo definir em palavras, mas se ouvisse sem saber o jogo acharia que era da Taito. Um detalhe, talvez você já saiba, é que a trilha da versão de SNES é do pouco conhecido Katsunari Kitajima e do Hayato Matsuo, famoso pelos arranjos orquestrados em álbuns em concertos, e com supervisão do mestre/maestro Koichi Sugiyama!

3 – Conhecia somente a primeira. Ouvi naquele top de dez piores músicas de games do VGChartz. As demais, meu amigo, impagáveis!

2 – Nãooooooo! Como esqueci essa diarreia (hahahahaha!)? Quando você me pediu sugestões, fugiu da minha mente completamente por este jogo. Digo isso porque eu joguei em um cartucho múltiplo no Top Game naqueles tempos idos. Não só as músicas. Os efeitos sonoros desagradáveis são de arrepiar a espinha.

1 – Manjo nada de Phantasy Star, e interessante saber que nem sempre a série teve trilhas impecáveis. Ou pelo menos quando o Bo não estava envolvido.

13 years ago @ Passagem Secreta - O Que Estamos Jogando #01 · 0 replies · +1 points

Ainda estou meio perdido com esse sistema do Debate Intenso, desculpa não ter respondido. Pior que não é nada muito relevante: eu confesso que mal lembrava do Azure Dreams!

13 years ago @ Passagem Secreta - O Que Estamos Jogando #01 · 1 reply · +1 points

Wow! Assim você me derruba completamente. Ainda bem que você não citou o gigantesco Dragon Warrior VII. XD Dessa lista que você falou joguei muitos, mas terminar efetivamente apenas o Chrono Cross. É, tem um longo caminho a ser percorrido... =S

13 years ago @ Passagem Secreta - O Que Estamos Jogando #01 · 0 replies · +1 points

Não culpo só o FIFA 98, devo ter jogado algumas podreiras que não me recordo no exato momento. Fora os longos meses que passava sem jogar nada.

Concordo que esse som se tornou característico da Capcom, inclusive me despertou o interesse para ouvir outras trilhas do mesmo chip. Agora, curioso o que você falou sobre o PCM. Fatalmente eu ouvi mais músicas do SNES do que do Mega Drive, até porque joguei muito mais coisas do primeiro. Não me recordo de uma trilha do SNES que seja intragável por conta da qualidade dos timbres, enquanto que no Mega Drive há vários exemplos, haja vista o glorioso tema de Options do Sonic Spinball como você bem lembrou naquele post.

13 years ago @ Passagem Secreta - O Que Estamos Jogando #01 · 8 replies · +1 points

Da relação, Angry Birds jamais testei e o Plants VS Zombies também, apesar de já terem me recomendado. O FIFA 98 – Road to The World Cup joguei muito na época de lançamento a versão de PlayStation, especialmente o modo indoor que mais se assemelhava à categoria Show Ball, porque havia um gramado mesmo, não um piso de taco como no N64. Hoje, porém, lamento o excesso de horas gastas neste jogo; imagino o tanto de RPGs que deixei de conhecer naqueles tempos e hoje me fazem falta no currículo gamístico, como Suikoden I e II, Legend of Dragoon, Wild Arms, Alundra I e II, Breath of Fire III e IV.. fora outros que viria terminar depois como Grandia, Star Ocean e Valkyrie Profile.

Agora isso de buscar trilhas de jogos que você não conhece... não vejo vantagem nenhuma nisso. Eu só ouço as músicas dos jogos que joguei e olhe lá. XD Falando sério, não que nós não gostemos... Talvez não tenha ficado tão extasiado, mas gostei para caramba da trilha do Carrier Airwing. Melhor: as composições. Só achei que a qualidade da timbragem da CPS-1 não faz por merecer a excelência das faixas.

14 years ago @ Fission Mailed - O fim do FMcast · 0 replies · +1 points

Puxa, uma pena que tenha acabado tão prematuramente... =(

Conheci o FMcast por meio do Twitter do 00Agent aí em cima quando o tema foi game music. Fiquei bastante impressionado na ocasião com o nível de conteúdo e profundidade enfocando na parte mais técnica, o que com certeza exigiu horas de pesquisa e dedicação. Por consequência, escutei todos os outros e sempre achei bem preparado e editado, muito bacana, enfim, ainda que discordasse de tantas opiniões expostas. Concordo que os últimos não tiveram a mesma densidade dos primeiros, mas ficarei contente se um dia voltarem a gravar o FMcast.