john_john2

john_john2

91p

473 comments posted · 1 followers · following 0

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Business Insider mostr... · 0 replies · +1 points

Por isso que é barato! Rsrs

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Bateria que é carrega... · 1 reply · +1 points

Interessante seu comentário.
Claro que com 5V a corrente fica absurda, mas concorda que, se me lembro bem das minhas aulas de física 15 anos atrás, P=VI, então estamos falando de uma potência não tão absurda de 500W (um décimo de um chuveiro elétrico, ou cinco lâmpadas incandescentes fortes) a 110V. Ou seja, é factível ligando direto na rede. Veja que a tensão chega alta (o cara liga a tomada direto), e o "aparato" retifica (transforma em CC com baixa tensão).
Tem um desafio bom colocado na mesa, mas se der certo, é revolucionário.

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Bateria que é carrega... · 3 replies · +1 points

O pessoal tem que começar a entender duas coisas: não se trata nem de eficiência que temos hoje, mas nem na teoria (considerando a eficiência impossível de 100% na conversão), um painel solar do tamanho de um celular o carregaria rapidamente. Outro ponto, aí comercial, é a conveniência. As pessoas deixam normalmente seu celular ou no bolso, ou na bolsa, protegidos do sol. Deixar o celular no sol para carregar pode ser 'legal', mas não tem nenhum apelo comercial na vida prática das pessoas.

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Veja um pedaço de alu... · 0 replies · +1 points

Não acredito que seja mais econômico, mas se você não usa muito o fogão, vale a pena. Agora se usa de forma intensiva, aí essa diferença de custo pode aparecer.

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Veja um pedaço de alu... · 0 replies · +1 points

Eu comprei um de uma 'boca', não foi caro, foi uns R$399. É muito bom. A panela não precisa ser 'especial', só tem que ser de alguma ferroliga (a de alumínio, por exemplo, não funciona). É aquilo, o imã pregou, tá valendo.

Edit: o meu é o que o colega acima postou de R$250 no Walmart, vale muito a pena!
Por coincidência, também uso essas panelas Solar da Tramontina. Mas funciona com qualquer inox ou de ferro.

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Copa em São Paulo? Va... · 0 replies · +1 points

Ah, agora que você demonstrou com tanto embasamento, me convenceu! Obrigado!

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Copa em São Paulo? Va... · 1 reply · +1 points

Cara, meu ponto é que chove 1 milhão de vezes a necessidade de consumo do povo. Em um ano muito seco, chove 70% da MLT (média de longo termo). Então em um ano muito seco choveria 700.000 vezes esse volume consumido pelo povo (o que não muda nada, na realidade). Em compensação, como quando tem El Niño, pode chover 130% da MLT...

Mas a questão nem é essa... o ponto é que água para consumo sempre vai ter, as questões são:
. Custo do tratamento da água: quanto mais poluída, ou se pegar do mar para dessalinizar, mais cara;
. Custo da segurança do sistema: quanto mais seguro (= reservatórios dimensionados para um período maior), mais caro também.
. Se pagaremos ou não pelo uso da água: hoje, por exemplo, não pagamos, a água é de graça (pagamos é pelo tratamento da água bruta, distribuição, e tratamento posterior do esgoto)

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Copa em São Paulo? Va... · 0 replies · +1 points

Uma coisa é um conflito localizado aqui ou outro ali, o cara lá em cima estava falando de guerra mundial (WW3), isso é impossível!

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Copa em São Paulo? Va... · 0 replies · +1 points

Tudo bem, mas no meu 'sentimento' (não tenho dados), acho que água doce depura bem mais rápido que salgada, porque tem condições mais favoráveis para abrigar as bactérias (aeróbias e anaeróbias) que consomem a matéria orgânica.
Jogar esgoto no mar é tranquilo porque o volume é absurdamente grande, então só a 'diluição' já faz todo o serviço, até antes de efetivamente depurar (consumir a DBO).

10 years ago @ Gizmodo Brasil - Copa em São Paulo? Va... · 2 replies · +1 points

Arthur, isso está errado, não é só o mar que 'trata' o esgoto, a água doce também, e muito bem! É o processo chamado de "AUTODEPURAÇÃO" dos rios. O Tietê, por exemplo, que é exemplo de sujeira/esgoto em SP, já está limpinho algumas centenas de quilômetros rio abaixo.