Duda Weyll
38p55 comments posted · 28 followers · following 0
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Corpo humano e explora... · 0 replies · +1 points
Bom, pelo que entendi, você suporta que a cadeia ambiental de sobrevivência da espécie humana não é "natural", todas as espécies anexadas a essa cadeia não estão em uma "condição natural"... Bom, indo por essa linha de raciocínio, acho que daria até pra dizer então que os fungos cultivados por formigas cortadeiras também não estão numa condição natural, pois, como na nossa agricultura, eles são selecionados "artificialmente" pela colônia.
Quanto às mariposas, eu li alguns artigos sobre isso e não foi a poluição que modificou os indivíduos, mas a concentração de aves no ambiente urbano eliminou as mariposas claras por uma predileção na dieta, as escuras já existiam, mas pelo fato de estarem fora da cadeia alimentar das aves se reproduziram mais depressa.
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Corpo humano e explora... · 2 replies · +1 points
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Corpo humano e explora... · 4 replies · +1 points
1- Uso e desuso para evolução, a teoria dos caracteres adquiridos de Lamarck, já nasceu morta, a seleção natural se dá por sobrevivência até a fase reprodutiva e capacidade de encontrar um par para a reprodução (o segundo ponto no nosso caso, sexuados).
2- Sugerir que estamos pouco dispostos à seleção natural é um erro... Passamos por diversas pragas nos relatos históricos: peste negra (essa aqui "eliminou" 1/3 da Europa), gripe espanhola, AIDS e ebola, que acabam matando quem não tem resistência genética aos males; ou seja, por mais tecnologia que tenhamos, a questão ambiental ainda seleciona quem se reproduz ou não, uma mutação que acarrete em resistência a uma praga e/ou ambiente inóspito ainda é fundamental e, levando em conta que a determinação de uma nova espécie pode se dar no mínimo em centenas de milhares de anos, não percorremos nem 10% do caminho como homo sapiens.
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Dez veículos da... · 0 replies · +1 points
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Informática nas... · 2 replies · +1 points
Digo isso pois no meu tempo livre participo de desenvolvimento de software aberto, principalmente pra Linux, com contribuição voluntária, e há vários professores que montam aulas baseadas em plataformas de software científico sem saber muito de programação, apenas expondo por rascunhos o que precisariam pra converter o programa científico em programa didático. Como a evolução das versões é contínua e a comunidade é grande, uma alteração pode ser feita em questão de dias ou horas, e olha que só é composta de voluntários. Isso já é feito na França com profissionais que, aliás, converteu todo o sistema público para Linux, das instituições políticas às educacionais; a França, aliás, tem comunidades muito produtivas na área de educação, tanto que grande parte dos softwares educacionais são originalmente franceses traduzidos para vários idiomas, é uma comunidade mista de profissionais públicos e voluntários. Espanha e Alemanha estão indo pelo mesmo caminho.
Quanto a substituir o hardware defasado, não vejo problema, pode ser feito até anualmente.
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Informática nas... · 4 replies · +1 points
Enquanto eles comprarem PCs que ficam trancados na escola para os alunos, vai ser dinheiro jogado no lixo, tem que dar portáteis de graça, o moleque tem que futucar no aparelho até criar intimidade e assustar o professor com uma solução inovadora. rs
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Informática nas... · 6 replies · +1 points
Com 41 desses, um 386 velho e um roteador, eu extinguo o quadro negro e os livros em uma sala de aula com 40 alunos; o professor o usa de quadro com interação direta do alunos, nem precisa saber informática, só saber usar o dedo no lugar do giz. rs
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Resenha: Uma Patada Co... · 0 replies · +1 points
Posso parecer um puta dum sexista dizendo isso, mas acho que "pegam leve" com ela por ser mulher, ela está bem longe dos melhores cartunistas do Brasil.
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Marte livre! · 1 reply · +1 points
Não pagarão impostos e as leis serão basicamente regras de convivência devido ao ambiente inóspito e sucesso da colônia.
Ou seja, apesar de ser uma condição limitada às liberdades individuais, quem for pode ser testemunha do embrião de sistema político mais inovador que já existiu, pois a população fundadora não terá espaço para decisões baseadas em fundamentalismo religioso, direito individual de território, capital virtual e, muito menos, terá direito ao erro; um erro poderá custar a morte de toda a colônia.
Acredito que quando puderem extrair recursos capazes de financiar turismo e sustentar um número considerável de habitantes estrangeiros, os sistemas políticos daqui já terão mudado muito, o próprio exemplo da comunidade em Marte pode influenciar a mudança.
Em outra mão, a Rússia já anunciou que irá criar colônia definitiva na Lua a partir de 2020, que são missões estatais, também há a China, que foi rejeitada na ISS e tem sua própria estação, além de projetos ambiciosos para a Lua e Marte anunciados para o fim da década de 2030.
É bem capaz que Marte seja igual a Antártida, cada sistema político com sua estação e todas impondo limites de exploração pra uma estação não aniquilar as outras por procedimentos acordados na ONU... Isso vai dar o que falar, pena que eu estarei morto e não verei. rs
11 years ago @ http://www.momentumsag... - Turismo e a explora&cc... · 0 replies · +1 points
Eu debati sobre isso com uma menina num fórum de internet, ela ancorou que os possíveis voluntários são cobaias sem preparação, pois não teriam formação científica para tal. Bom, mas se a gente parar pra analisar, é uma estrutura de alguns bilhões para uma seleção mundial de voluntários com 8 anos de treinamento, alimentação de informações contínua e realimentação de recursos a cada 2 anos (se tiver um universidade que dê toda essa formação científica, me avisa que eu quero) rs... É mais um projeto de vida, embora caiba cobaia também. hehehe
A primeira missão está agendada pra 2022.