Rocha

Rocha

52p

123 comments posted · 2 followers · following 0

429 weeks ago @ RPG Vale - Crise na Retropunk #Dn... · 5 replies · +11 points

Que coisa hein? Mas olhando pelo lado positivo é até bom esse tipo de post, assim fica claro quem quer fortalecer e fazer as coisas crescerem, como a incrível iniciativa de debater o EcM e o EdS no twitter que vários jogadores toparam, divulgando os títulos, e todo mundo que ofereceu ajuda a Retro e ao Guilherme; e aqueles que só querem aparecer, sem nenhum escrúpulo de pisar na cabeça dos outros para fazer seu jabá.

E olha que essa não é a primeira, nem a segunda vez que a RPG Vale faz esse tipo de coisa. #RPGPower!

469 weeks ago @ RPG Vale - RPGCON manda muito mal... · 0 replies · +2 points

...

469 weeks ago @ RPG Vale - RPGCON manda muito mal... · 4 replies · 0 points

Mas aqui, o visitante não seria justamente esse que não joga (o Jogador), não publica (a Editora), ou seja, ele visita (aka público geral)?

469 weeks ago @ RPG Vale - RPGCON manda muito mal... · 0 replies · +2 points

Bom, eu tava tentando dizer que os caras fizeram um evento em 40 dias para preencher o buraco do EIRPG 2009 e você inverteu a parada para dizer de exclusão. Ok né.

469 weeks ago @ RPG Vale - RPGCON manda muito mal... · 1 reply · +1 points

Hein?

469 weeks ago @ RPG Vale - RPGCON manda muito mal... · 1 reply · 0 points

Pois é, mas eu nem tô no ramo do profissional ou não. Tô dizendo que a parada só vai melhorar depois de certo ponto se as pessoas interessadas nisso colocarem a mão na massa, porque os dois cara lá obviamente não terão perna para sozinhos fazerem isso. O D3 pode falar o que quiser, mas eu participo e colaboro desde a primeira edição, e te digo, o evento ficou melhor porque eu propus atividades, realizei palestras, confeccionei material para vender lá, e fiz críticas voltadas para a melhoria da parada. Acho que muita gente pode dizer isso, ainda bem.

Já seu texto não me parece mesmo ter uma proposta de melhoria, pelo contrário, parte de alguns pressupostos bem estranhos, tipo:

"Talvez por conta da organização do evento ter também um blog (http://d3system.com.br/) eles tenham certo receio em convidar outros blogueiros para cobrir o evento como “Não pagantes” – puts usou esse termo ferrou"

Hein, de onde você tirou isso? Receio de convidar outros blogs? Ninguém entra de graça cara só palestrantes, por motivos óbvios. E ainda assim temos coberturas excelentes como a do Paragons e do Metagamers, que não se eximem de fazer crítica, mas o fazem com propriedade e visando a construção da parada, algo que me desculpe, mas não vi por aqui.

469 weeks ago @ RPG Vale - RPGCON manda muito mal... · 3 replies · +4 points

Cara achei este post complicado. Em primeiro lugar concordo com quase tudo que você escreveu. Mas a forma como escreveu, e antes disso, como enxerga a RPGCon me parece completamente equivocada.

Sim, o caras fizeram a pior divulgação dentre as 3 edições do evento. Eu mesmo falei isso na Mesa de Vidro, atividade já tradicional da tarde de domingo onde o evento é avaliado em conjunto entre participantes e organizadores. E acrescento mais coisas ao pacote, como o atraso na liberação da programação, um erro grave e que pode inclusive ter ajudado na baixa do número de pagantes.

Mas, sem ignorar todos estes erros, e olha que alguns deles se repetem a anos, não dá pra comparar, seja em tamanho, infraestrutura, ou mais grave na relação entre visitante-organizador com eventos como Anime Friends ou mesmo o finado EIRPG. Estes são eventos organizados por empresas, com orçamentos relativamente grandes, com uma staff e tal. Você sabe como a RPGCon é organizada? Basicamente são dois caras, o D3 e o Wallace, que em vista do cancelamento repentino do EIRPG em 2009 resolveram fazer um corre dos diabos em 40 dias para não deixar quem já havia se preparado para o evento (visitantes, editoras, jogadores) na mão. O quão do caralho é isso?

Não dá pra você ficar no seu sofá exigindo que a RPGCon seja tão foda quanto o Anime Friends. Porque não tem a mesma grana, e nem o mesmo nível de organização. Sabe o que dá pra você fazer? Um corre de fazer uma palestra, divulgar no seu site, dar dicas no que eles tão fazendo errado. Porque se todo mundo ficar tratando o RPGCon como o EIRPG, e fazendo essas comparações bestas de quem não vê que são coisas completamente diferentes, não teremos nem esse idealizado EIRPG (que na real, nem era tão bom, visto que mesmo muito maior que a RPGCon tinha muito menos atividades) e nem a real RPGCon, porque sem a colaboração e construção conjunta da comunidade duvido que os dois camaradas vão segurar a peteca por muito tempo.

Não digo que devemos ter uma visão paternalista da parada. Todo ano mesmo eu critico trocentas coisas, mas sempre sugerindo formas melhores de se fazer as coisas, propondo atividades. Não é o Jovem Nerd que vai resolver o problema (aliás até onde eu sei os caras funcionam na base do jabá...), mas o corre de quem quer fortalecer o evento. Suas críticas são mais que pertinentes, mas sua postura me parece tão acomodada e distante da parada, que sinceramente só consigo compreender se você disser que vê a RPGCon como algo organizado por uma corporação ou grande empresa de entretenimento. Vou escrever aqui em garrafais algo que os organizadores já deveriam ter colocado no site (que realmente anda cada dia mais zoado) A RPGCON É UM EVENTO DE JOGADORES PARA JOGADORES NO SENTIDO MAIS LITERAL POSSÍVEL. Você cobra da parada da mesma forma como em um longínquo 2003 eu já cobrei da Devir sobre o EIRPG, sem perceber que a parada mudou, e ainda bem que isso aconteceu. O RPGCon é sim, menor e com menos grana e estrutura, mas é mais autônomo, poroso as críticas e sugestões da comunidade, e por isso mesmo mais divertido e com mais diversidade e atividades.

Sem entender isso fica difícil até criticar o evento.

480 weeks ago @ .20 - "Pera, que tá me dand... · 1 reply · +2 points

Excelente texto! Estamos passando por um momento ótimo, de criações independentes que não querem ser o novo Forgotten Realms ou vender milhares de cópias, mas fazer um jogo bacana, bem acabado, por um preço razoável. Enfim, uma produção artesanal de jogos, algo até então inédito por aqui, e que acredito que começa a se retroalimentar e formar uma massa crítica em 2011.

Vamos ver onde isso vai dar...

491 weeks ago @ .20 - Pré-venda do Busca Fi... · 0 replies · +1 points

Exato, lançar o arquivo digital de graça não só já estava em nossos planos, como é inclusive permitido pela licença Creative Commons que adotamos no Busca Final.

Para os interessados em nossa estratégia de lançamento do Busca, recomendo ler isso aqui, tá tudo explicadinho! http://www.secular-games.com/2011/01/informacoes-...

491 weeks ago @ .20 - Pré-venda do Busca Fi... · 0 replies · +4 points

Temos! O link para download gratuito do Busca Final será disponibilizado assim que acabar a pré-venda!