Kibe73
67p321 comments posted · 0 followers · following 2
10 years ago @ NewYorKibe - A PL de Romário... · 0 replies · +1 points
Obrigado pelo comentário ao post!
Essa é uma discussão e disputa interna que existe entre organizações de SP e do Rio de Janeiro. A maior beneficiada desse projeto seria a Central Única de Favelas (CUFA), entidade que provavelmente sugeriu a PL ao Romário. A CUFA não tem sua origem intrisicamente ligada ao hip-hop e a sua base de sustentação não é ele, mas há tempos vem promovendo ações no sentido de aumentar sua influência nesse meio, algo que desagrada organizações paulistas de hip-hop considerando que SP é o centro histórico do hip-hop brasileiro. Essa é a polêmica, mas é um debate interno do hip-hop.
Abraço,
Márcio/Kibe.
10 years ago @ NewYorKibe - A História dos ... · 0 replies · +1 points
Acho que referência explícita talvez seja difícil encontrar, mas ao mesmo tempo vale lembrar que a miscelânea que foi os anos 1960 e parte dos 1970 teve impacto direto não necessariamente nos fundadores, mas principalmente na galera que criou o rap ativismo como Public Enemy (que vc citou). O desmantelamento dos Panthers se dá justamente no momento em que Bambaataa elaborava a noção de hip-hop e havia pelo que sei muita disputa entre grupos politizados como os Panthers com outros que só se preocupavam em defender o território de outras gangues. A verdade é que ainda não há muito trabalhos bem feitos sobre os Panthers (esse é o primeiro) e provavelmente as ligações talvez fiquem mais evidentes em alguns anos. No livro de Jeff Chang (Can't Stop Won't Stop) há referências sobre a presença dos Panthers no South Bronx e Harlem em fins dos anos 1960 além do autor mostrar como a gestação dos CRIPS se deu após o desmantelamento e por admiracão aos Panthers em LA. Enfim, são coisas a serem pesquisadas ainda.
Grande abraço e obgriado pela leitura e comentário ao post!
Márcio/Kibe.
10 years ago @ NewYorKibe - A História dos ... · 0 replies · +1 points
Abraço do Márcio/Kibe.
10 years ago @ NewYorKibe - A Supremacia Branca de · 0 replies · +1 points
Obrigado pela leitura e comentário ao post!
A sua leitura e perfeitamente possível, mas fazê-la é ter muita fé no "bom mocismo" de Hollywood e se colocar mais ao lado da crítica cultural do que a indústria de entreterimento. A idéia de uma crítica à "patologia social do homem branco" presente na série é meio suspeita. O que é condenado no roteiro são os aspectos morais e éticos da personalidade de Walter que, diante de um dilema existencial e econômico, opta pelo "lado mal da força" e reencontra nele o reconhecimento social que havia perdido durante sua trajetória profissional/acadêmica. Contudo, não vejo aí nenhuma questionamento aos valores do capitalismo norte americano que nem cor tem. Pelo contrário, há o tempo todo a exaltação ao "Made in America": uma droga produzida em padrões de larga escala com controle de qualidade altíssimo já que segue os preceitos científcos do PhD em química Walter White. Fring, por sua vez, representa a versão afro-latina americanizada do grande empreendedor no tráfico de drogas trazendo eficiência e racionalidade a esse mercado criminoso, algo que falata a seus ex comparsas mexicanos (por uma questão de inferioridade racial ou menos incorporação da "ética protestante e do espírito do capitalismo"). O uso do termo Heisenberg por White e sua posterior associação com o grupo neo nazista é feita no sentido de hiperbolizar a ambiguidade moral de White. No final da temporada ele busca se render matando todos os trutas brancos puros. Mas fica a pergunta: alguém aí se convenceu de que White não compartilhava de alguns valores com seus patrícios exaltadores da pureza ariana?
Enfim, Hollywood é liberal, mas dentro de seus próprios limites. Esse artigo aqui do Walter Moreira Salles exemplifica bem a parada: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-29/ques...
Muita Paz!
Márcio/Kibe.
10 years ago @ NewYorKibe - A Supremacia Branca de · 0 replies · +1 points
Sobre o nome "White", fica no ar a pergunta... :)
Grande abraço,
Márcio/Kibe.
10 years ago @ NewYorKibe - \"12 Anos de Escravid&... · 0 replies · +1 points
10 years ago @ NewYorKibe - \"12 Anos de Escravid&... · 0 replies · +1 points
Obrigado pela visita ao blog, leitura do post e sugestão do texto do Moreira Salles! Vou ler com calma na sequência.
Beijos,
Márcio/Kibe.
10 years ago @ NewYorKibe - De Rolê Por A&ia... · 0 replies · +1 points
Obrigado pela visita ao blog e leitura do post!
Beijos,
Márcio/Kibe.
10 years ago @ NewYorKibe - A História dos ... · 0 replies · +1 points
10 years ago @ NewYorKibe - A História dos ... · 0 replies · +1 points