Jodadasa

Jodadasa

11p

7 comments posted · 0 followers · following 0

559 weeks ago @ Notícias da Ter... - TrĂªs dicas de D&D que... · 0 replies · +1 points

Esse estilo do tipo trilho em que parece que você está no comando é muito semelhante a um obscuro e antigo game de estrátegia em tempo real - de guerra - chamado Império Persa, da Cryo e em português. Inspirado nas mil e uma noites você tomava o seu caminho baseado nas suas escolhas feitas em um "box" contendo a narrativa - ótima por sinal - e uma ilustração, apesar de parecer pouca coisa a imersão era incrível, tudo te fazia estar conectado com o jogo desde a música - principalmente a música - até o design dessas caixas. Impossível imaginá-lo sem essas coisas, a sensação épica ia aumentando com uma fluidez incrível, consegui me tornar o personagem. Zerei muitas vezes, de todas as formas possíveis, de jeitos muito diferentes apesar de ser o mesmo final. Um ótimo exemplo de manipulação!

559 weeks ago @ Notícias da Ter... - Pratos de RPGs Caseiros · 1 reply · +1 points

Meu caro, sem querer impôr nenhuma ideologia obviamente, mas o que você considera ganhar ou perder? Mesmo que não tenha um Game Over no final da aventura nem um score nos créditos finais, acho que você deve ter algo que lhe traga satisfação pessoal enquanto você está jogando, como um objetivo próprio, certo? OK, não é um jogo de competição, mas não deixa de ser um jogo, a única pessoa a ser desafiada seria você mesma no caso, o que não é uma coisa ruim. Fora as outras várias formas abstratas que a expressão "ganhar ou perder" pode proporcionar. Eu vejo sob essa perspectiva.

Mas zen, agradeço o incentivo, não sei se teria pessoas interessadas ou estimuladas a debater sobre essa área de criação, mas sempre que der eu dou uns pitacos no assunto.

560 weeks ago @ Notícias da Ter... - Pratos de RPGs Caseiros · 3 replies · +1 points

Então guys, eu acabaria lançando um outro artigo se eu fosse explicar tudo que em minha insanidade quis dizer, o que provavelmente acontecerá.

Eu também já passei muitos anos criando e aprimorando meu rpg caseiro, por isso eu não desestimulo as pessoas a tentarem a cometer um indie, muito pelo contrário acho muito divertido e desafiador. Doravante apenas tento lembrar as pessoas que muita coisa já foi criada e que não vale apena formular um sistema inteiro ignorando esse fato. Ao invés seria sábio se concentrar numa "pesquisa de campo", pensar em um diferencial, algo que saia dos padrões.

Por isso chamo a atenção para os primeiros jogos da humanidade em que diferente do rpg que é complexo e detalhado, tem regras e movimentos simples, mas nem por isso deixa de ter toda uma história por trás, mostrando outro tipo de interpretação que estamos acostumados. Vendo por esse lado até incentivo que se use a criatividade e imaginação, esquecendo um pouco a frieza dos caúculos e tabelas dos Role Playing Game comuns, e pondo seu foco na "proposta", digamos assim.

Tanto é que me inspirei muito no "A Penny For My Thoughts" ao escrever esse artigo, porque como podem ver apesar de não ter atributos nem testes que decidem sucesso ou falha numa ação importante ou banal, consegue ser muito rico e mantêm o lace de ganhar ou perder bem subjetivo, como é o RPG.

Facilitei agora hein! Acho que consegui esclarecer bem as minhas idéias. Muita coisa ainda pode ser discutida sobre a criação de RPG Indies, é uma área que eu gosto muito e não deve ser posta de lado. É isso, a batalha continua.

560 weeks ago @ Notícias da Ter... - Pratos de RPGs Caseiros · 0 replies · +1 points

Bem que eu tinha desconfiado, também achei o último parágrafo muito doido. Quanto a qualidade do texto, deve ser o meu sarcasmo e filosofia de bar que deixam o texto abstrato, mas me incomoda deixa-lo "puro".

Enfim... Sem desculpas por minha parte, não tem problema, quem sabe eu faça uma versão 2.0 depois, continuo na luta.

577 weeks ago @ Notícias da Ter... - A Oitava Arte · 0 replies · +1 points

Bom, li e reli várias vezes meu post pra ver onde eu errei, obviamente fiz um texto muito abstrato, foda-se o contexto, não consegui deixar claro minha intenção, e o artigo só se tornou completo com o meu comentário em cima. Valeu pela ajuda, não é culpa sua não ter entendido, isso vai acabar me ajudando a escrever melhor ^^

578 weeks ago @ Notícias da Ter... - A Oitava Arte · 0 replies · +1 points

Obrigado pela ajuda, apesar de não ter ajudado, porque você não entendeu o que eu eu quis dizer. Primeiro vamos começar com o título do post. "A verdadeira oitava arte". Se eu botei isso, é porque já existe outra em seu lugar, daí a "verdadeira". Segundo, se minha ignorância não bloqueou minha razão, a oitava arte é a fotografia, a nona são os quadrinhos, a décima são os jogos eletronicos, e a décima primeria é arte digital. Porém a que é mais levada em conta, oficialmente são as sete artes, daí outro porque do título e tema do post. Terceiro, e essa é a mais interessante, se você prestar atenção poderá ver que eu botei um easter egg, justamente para que desatentos como você entendessem o tema, e apreciasse o artigo como um todo. Quarto e último, mas não menos importante, leia de novo, e perceba meu argumento para o porque de eu achar o video game a verdadeira oitava arte, daí fique feliz. Finalmente, peço desculpas se você se sentiu repugnado com minha ignorância, mas tente entender primeiro o contexto e depois batemos um papo sobre isso.

584 weeks ago @ Notícias da Ter... - O que aconteceria se... · 0 replies · +1 points

Agradeço os elogios, parece que estou fazendo um bom trabalho, valeu mesmo!