Marconi Brasil

Marconi Brasil

47p

67 comments posted · 0 followers · following 0

12 years ago @ O ESQUISITO - Kubrick e eu · 0 replies · +1 points

Caro Ivan, apareça sempre (eu mesmo algumas vezes apareço...rs). Eu é que agradeço suas palavras, muito. Obrigado.

12 years ago @ O ESQUISITO - Aquela palavra em um o... · 0 replies · +1 points

Hummm... vou salvar esse teu comentário para cobrar (rs). Beijos, querida. E obrigado de novo.

12 years ago @ O ESQUISITO - O umbigo* · 0 replies · +1 points

Ah, essas minhas queridas... Beijos.

12 years ago @ O ESQUISITO - Cotas raciais e sociai... · 0 replies · +1 points

Opa, Astria, pelo jeito não entendi mesmo o que vc quis dizer nesse caso. Me desculpe. Ficou parecendo um julgamento genérico meu e não foi isso que eu queria (mea culpa).

Bom, você tem razão. Mas, convenhamos, como o sujeito passa pelo vestibular para um curso que tem bioquímica como disciplina e não sabe o que é H20 e os \"C com tracinhos\" da Glicose? Que seleção é essa, caramba??? Aí é que os professores se ferram, sem ter culpa.

Querida, beijos e abraços, nessa discussão que nunca termina.

12 years ago @ O ESQUISITO - Cotas raciais e sociai... · 0 replies · +1 points

Ok, Astria, você traz elementos muito relevantes aqui.

Também sou professor (de pós-graduação) e sempre reflito no seguinte: se o cara entra \"ruim\" e \"despreparado\" e SAI \"ruim\" e \"despreparado\" acho temerário tirarmos qualquer culpa do professor. O professor incapaz de mudar a situação de seus alunos (não todos, claro) também não pode se colocar como vítima. Essa é minha reflexão sobre o papel do professor na educação.

Beijos.

12 years ago @ O ESQUISITO - Cotas raciais e sociai... · 2 replies · +1 points

Denise, há necessidade de políticas de prevenção MAS TAMBÉM de remediação. Além disso, que "problema" está se propondo resolver a política de cotas? Da educação? Não, nunca foi. O problema-alvo é a INCLUSÃO SOCIAL.

Ah, sim, concordo contigo. Nota alta é uma coisa, apreensão de conhecimento outra.

Mas sempre reflito no seguinte: se o cara que entra na universidade é ruim, despreparado e outras expressões humilhantes, e se forma "ruim", "despreparado", etc. o problema está na universidade, que não conseguiu mudar a situação. Sou professor, mas não acho que possamos tirar do professor (principalmente universitário) uma parcela considerável da "culpa". Não.

Há professores racistas, preconceituosos, etc. Ó só esse link: Professor manda estudante voltar à África.

Beijos.

12 years ago @ O ESQUISITO - Cotas raciais e sociai... · 0 replies · +1 points

Me perdoe Astria, mas educação profissional, de ciência e tecnologia não se faz só na faculdade. Nós dois tivemos educação tecnológica e profissional em uma escola pública federal e não em uma universidade, que, na verdade, nos permite o APERFEIÇOAMENTO profissional e científico.

Beijos.

12 years ago @ O ESQUISITO - Cotas raciais e sociai... · 0 replies · +1 points

Volto a dizer, Astria: política de cotas é uma política de INCLUSÃO SOCIAL e não de educação.

Creio que ainda é o momento de se estabelecer cotas. Assim como a questão da qualidade da educação pública não se resolve de uma hora para outra, também não é pra já a inclusão social.

Mais: a educação fundamental (e média) é que tem a função de moldar o cidadão em um ser participativo, crítico e com capacidade de emancipação das condições sociais em que vive. Atribuir a Universidade (o ensino superior) essa tarefa só contribui para distorções. Quer dizer os técnicos serão cidadãos menores que o engenheiro? Não e sei que você não pensa assim.

Beijos.

12 years ago @ O ESQUISITO - Cotas raciais e sociai... · 0 replies · +1 points

Denise, como escrevi, essa política de cotas é uma política de INCLUSÃO SOCIAL e não de educação. Digo isso para deixar claro que nunca quis dizer que as cotas resolverão a questão do ensino público, embora acredite que essas duas políticas devam vir JUNTO.

Acredito, também, que isso será necessário ATÉ que não seja mais necessário. Que as cotas sejam temporárias, como foram em outros países (inclusive nos EUA).

Beijos.

12 years ago @ O ESQUISITO - Cotas raciais e sociai... · 0 replies · +1 points

Astria, não me referi a \"minorias\" (não acho que negros e pobres sejam minoria), mas a MARGINALIZADOS.

Mas foi excelente tocar nesse ponto, pois me dá oportunidade de esclarecer o seguinte: política de cotas é uma política pública de INCLUSÃO SOCIAL e não de EDUCAÇÃO. Foi o que eu quis dizer quanto ao \"problema-alvo\".

Claro que há interação na política educacional, mas não estou dizendo que \"cotas bastam para resolver a questão da educação pública\". Acho que a melhoria da educação pública deve vir JUNTO, até que não seja mais necessária a cota (como, aliás, ocorreu nos EUA até que a política de cotas se tornasse obsoleta).

Outra coisa: saudoso Darcy Ribeiro dizia uma frase que revela muito \"Mestiço é que é bom\". Agora, logo no início do texto eu disse que desprezo essa coisa de todos são iguais em TODOS os aspectos, por fascista. Mas acredito em um futuro onde a sociedade, mesmo identificando diferenças, saiba conviver com elas (e não ELIMINÁ-LAS), até que esse tipo de discussão não seja mais necessário, pois dane-se se o cara é negro, branco, índio ou arco-íris: o que importa é que é cidadão como os outros.

Beijos.